Quem somos

Projeto Preserva é uma organização sem fins lucrativos, que publica conteúdo sobre meio ambiente e cultura, com foco nos biomas de Minas Gerais, nos saberes e fazeres presentes nas comunidades. 

Os jornalistas Juliana Perdigão e Odilon Amaral percorrem o estado mostrando projetos de soluções ambientais e sustentabilidade.

Produzimos séries documentais e reportagens.

Diretores

JULIANA PERDIGÃO

Diretora e Roteirista

Jornalista e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Foi repórter especial da TV Globo por 21 anos, fazendo reportagens para os principais telejornais locais e de rede, como Jornal Nacional, Jornal da Globo, Fantástico e Bom dia Brasil. Produziu, foi repórter e apresentadora do programa Terra de Minas voltado para cultura, história e patrimônio. É professora das disciplinas de Revisão de Texto Jornalístico e Projetos Audiovisuais na pós-graduação da Puc Minas.

ODILON AMARAL

Diretor e Produtor

Jornalista e bacharel em Relações Econômicas Internacionais. Pós-graduado em Comunicação e Gestão Empresarial. Repórter especial e editor por mais de 25 anos na TV Globo, com matérias veiculadas nos principais jornais da emissora, como Jornal Nacional, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Bom Dia Brasil, Fantástico, Globo Esporte e Esporte Espetacular, além de GloboNews e Sportv. Foi ainda editor responsável pelo programa Terra de Minas.

Missão

Reportagens e Conteúdos

Nossas reportagens e conteúdos são elaborados a partir de um olhar inclusivo, plural e social sobre os temas de patrimônio cultural e conservação ambiental.

Soluções Ambientais

Nossa missão é mostrar as iniciativas de sustentabilidade que podem ser replicadas, as soluções ambientais em Minas e no Brasil.

Manifesto

Preserva vem de preservar, que significa cuidar, proteger, garantir a continuidade, resguardar. Mas preserva vai além da conjugação de um verbo: é um convite. Sem renovar o nosso olhar e nossa ação no mundo, não há como continuar.

Por isso, escolhemos contar histórias que possam revigorar nossa compreensão sobre dois temas centrais nessa região do Brasil: o patrimônio cultural e a conservação ambiental.

Estamos em Minas Gerais. O site do Instituto Projeto Preserva é uma plataforma de conteúdos que nasce num estado onde esses temas não podem ser ignorados e devem ser abordados sob uma perspectiva inovadora.

Queremos contar histórias que valorizem os diferentes saberes, as manifestações artísticas e o patrimônio cultural dos centros ou periferias, dos lugares urbanos ou remotos, compreendendo a cultura em sua forma mais ampla e diversa. Entendemos que essas histórias precisam ser revistas por uma perspectiva que faça novas perguntas a partir de um olhar decolonial e antirracista.

Queremos contar histórias sobre a conservação ambiental porque reconhecemos as mudanças climáticas e a urgência em mostrar projetos que ofereçam soluções. Ideias que podem ser replicadas ou servir de inspiração para uma nova forma de agir no mundo.

O Projeto Preserva é também uma plataforma de jornalismo de solução. Acreditamos que as pessoas são agentes de transformação e, ao espalhar essas histórias, queremos inspirar, instigar, refletir. Semear.

E quem somos nós? Somos documentaristas e jornalistas com mais de 20 anos de carreira na imprensa, especialmente na TV Globo. Atuamos como repórteres e editores locais e de rede nacional e acumulamos vasta experiência na produção e edição de reportagens. 

Identificamos que não há um olhar sistemático dedicado aos temas que defendemos. Temos valores claros: como jornalistas, acreditamos que a cultura deve ser valorizada; o meio ambiente deve ser cuidado; e que as comunidades tradicionais devem ter seus modos de vida respeitados.

Queremos expandir progressivamente essa cobertura para além das divisas de Minas Gerais. Por isso, seu apoio é fundamental. Estamos abertos a parcerias, colaborações, para formar uma rede ampla em torno dos patrimônios material, imaterial e ambiental.

Para nós, contar histórias é espalhar novos imaginários. Novos imaginários são sementes para novas realidades, novas formas de ser e estar num mundo que se desenvolve, se transforma e, por isso, preserva.

 

Juliana Perdigão, Odilon Amaral

Valores

Defendemos os direitos humanos e o acesso à informação de qualidade.

Prezamos pela independência editorial para o exercício da produção de um conteúdo comprometido com os fatos e com a ciência.

Valorizamos a apuração criteriosa, a escolha de fontes de respaldo, o cruzamento de dados e o olhar inovador para uma abordagem diversa e plural sobre cada tema.

Compreendemos a produção de conteúdo sobre os patrimônios ambientais e culturais do Brasil como elementos-chave para promover o respeito às comunidades tradicionais, ao meio ambiente e à cultura brasileira, fatores fundamentais para o desenvolvimento.

Acreditamos num ambiente corporativo baseado na ética e ainda: na igualdade, na inclusão e na diversidade.