Transparência

Finalidade

O Projeto Preserva tem por finalidade a produção de conteúdo jornalístico sobre os temas de meio ambiente, patrimônio histórico e cultura, com a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, bem como a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; elaborar estudos e pesquisas, produzindo e divulgando informações e conhecimentos que digam respeito a atividades socioeducativas e culturais; promover atividades de educação, cursos, simpósios, treinamentos e/ou consultorias, de natureza cultural, que visem a capacitação da sociedade sobre os temas vinculados aos objetivos do projeto; elaborar estudos e pesquisas, produzindo e divulgando informações e conhecimentos técnicos que digam respeito a atividades socioeducativas e culturais mencionadas aqui.

Temos como princípio a independência editorial: não falamos em nome de partidos, governos, empresas.

No desenvolvimento de nossas atividades, nos posicionamos em favor dos direitos humanos e da natureza. Não praticamos nem reproduzimos, nos conteúdos ou modos de trabalho, qualquer discriminação de raça, cor, sexo ou religião.

Financiamento

O Projeto Preserva não aceita patrocínio de empresas que estejam em investigação ou que já foram condenadas por qualquer prejuízo aos direitos humanos ou ao meio ambiente e de fontes que representem conflito de interesse com nossa atuação.

O Instituto Projeto Preserva é uma organização sem fins lucrativos. Todo recurso arrecadado é obrigatoriamente investido nas atividades do instituto, como na sua manutenção, incluindo gastos administrativos, remuneração de pessoal e prestadores de serviço, pagamento de impostos e taxas. Os recursos da entidade são integralmente aplicados em projetos de seu interesse, na consecução e no desenvolvimento dos objetivos sociais.

Nossos conteúdos e atividades são mantidos por seus integrantes, financiamentos obtidos via Leis de Incentivo à Cultura, ou por programas de aceleração -como os obtidos pela Meta e pelo Google News Initiative-, editais públicos de fundações e organizações públicas ou privadas nacionais e internacionais que apoiam o jornalismo independente, bolsas com o mesmo fim.

Estatuto

Clique aqui e conheça o nosso estatuto

Relatórios anuais

2024

O ano de 2024 ficará marcado como o ano em que a crise climática mostrou seu mais variado repertório de efeitos até aqui. No Brasil, vimos desde enchentes catastróficas, como a que abateu o Rio Grande do Sul, aos criminosos incêndios que destruíram, mataram e acinzentaram a paisagem de praticamente todo o país. Água e fogo afetando terra e ar. Todo o planeta sentiu e o ano pode ser mais quente a história, segundo o observatório Copernicus, da União Europeia.

 

Mas também foi um ano em que o Projeto Preserva cresceu, principalmente em reputação e relevância. Fomos premiados pelo GNI (Google News Initiative), criamos o Mapa de Soluções Ambientais, tivemos a exibição da série “Projeto Preserva: Saberes Ancestrais” na Rede Minas e o curta “Saberes do Velho Chico”, em dois festivais de cinema.

Veja mais detalhes aqui.

Política de Correção de Erros

O Projeto Preserva, comprometido com a disseminação de informações precisas e relevantes sobre meio ambiente e cultura, especialmente nos biomas de Minas Gerais, adota uma política rigorosa de checagem e revisão de seus conteúdos. No entanto, reconhecemos que, mesmo com todos os cuidados, erros podem ocorrer.

Diante dessa possibilidade, estabelecemos a presente política, que tem como objetivo garantir a correção imediata de quaisquer equívocos encontrados em nossas publicações. Ao identificarmos um erro, seja ele de grafia, dados, fontes ou qualquer outra natureza, procederemos da seguinte forma:

  • Suspensão e Correção: O material contendo o erro será imediatamente suspenso e corrigido.
  • Republicação: A versão corrigida da publicação será amplamente divulgada nos mesmos canais em que a informação incorreta foi veiculada. Também enviamos um alerta aos republicadores parceiros sobre as modificações.
  • Transparência: Acompanharemos a versão corrigida de uma nota explicativa, informando sobre a natureza do erro, a data da correção e o motivo da alteração.
  • Comunicação: Incentivamos nossos leitores a nos comunicarem qualquer erro que identifiquem em nossas publicações. Para isso, basta entrar em contato conosco através do e-mail: contato@projetopreserva.com.br.

Acreditamos que a transparência na correção de erros é fundamental para a construção e manutenção da credibilidade de um veículo de comunicação. Ao adotarmos essa política, reafirmamos nosso compromisso com a qualidade jornalística e com a prestação de um serviço público de informação confiável e responsável.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa Política de privacidade e nossos Termos de uso atualizados. Mais informação